Castramóveis sairão para as ruas em junho, afirma Secretaria de Saúde de Natal

Castramóveis sairão para as ruas em junho, afirma Secretaria de Saúde de Natal

Compartilhe:

Os castramóveis finalmente sairão das garagens da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), onde estão presos há nove meses. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) definiu para o mês de junho o início das atividades de castração animal no município, com a utilização dos castramóveis. O calendário foi elaborado durante reunião com a Universidade Potiguar (UnP) e o vereador Sandro Pimentel, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Natal e autor do projeto para implantação dos carros, realizada nesta quarta-feira (24), na sede da SMS em Areia Preta.

A Secretaria Municipal diz que junho os carros funcionarão como piloto do projeto, que será posteriormente avaliada, para permitir à Prefeitura Municipal embasamento suficiente para a criação de uma legislação voltada para o cuidado com os animais. Entre os dias 7 e 9 de junho, será realizado o treinamento e capacitação do pessoal que lidará com os animais, seguido dos estudantes e cirurgiões. Nos dias 16 e 17, será feita a triagem dos animais para o procedimento e no dia 24, as cirurgias.

Agora, o próximo passo é definir as áreas e bairros da cidade que serão beneficiados e que inicialmente serão atendidos os felinos machos, pela simplicidade do procedimento, que se encontram abrigados ou que sejam domiciliados. E que ainda não há nada definido em relação aos animais em situação de rua, pelas dificuldades de trato e cuidados pós-cirurgia.

Os dois carros começariam a circular em agosto, mas precisaria finalizar o convênio da Semurb com a coordenação de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP). São dois veículos montados em Recife (PE) que irão oferecer serviço móvel de castração para animais adotados por famílias de baixa renda e posteriormente, para animais em situação de rua.  A intenção que as duas unidades de castração rodem as quatro zonas urbanas mais rápido possível. Até agora, a Prefeitura não colocou devido à demora do convênio falado acima ser finalizado.

A Castração evita o crescimento populacional descontrolado de cães e gatos, diminui o índice de abandono e maus-tratos, previne agravos à saúde pública e agressões ao meio ambiente.

Existe uma Lei Promulgada nº 326 de 05/04/2011, no qual aponta que o Poder Executivo Municipal e Estadual deve incentivar viabilização e o desenvolvimento de programas que visem ao controle de cães e de gatos e à promoção de medidas protetivas, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e de campanhas educacionais para a conscientização pública da relevância de tais atividades. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. No ano passado, Natal registrou 39 casos de humanos com Leishmaniose, popularmente conhecida como “Calazar”. Até junho deste ano de 2016 já foram notificados 548 cães contaminados e 22 casos de Leshmaniose somente em Natal.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...