Que prédio estava sendo construído na foto? História do campus da UFRN em Natal

Que prédio estava sendo construído na foto? História do campus da UFRN em Natal

Compartilhe:

Esta foto acima mostra a construção da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o campus de Natal se ergueu apenas 10 anos depois de sua fundação, visto que foi federalizada apenas em 18 de dezembro de 1960.  Como surgiu o campus? A partir de 1968, com a reforma universitária, a UFRN passou por um processo de reorganização que marcou o fim das faculdades e a consolidação da atual estrutura, ou seja, o agrupamento de diversos departamentos que, dependendo da natureza dos cursos e disciplinas, organizaram-se em Centros Acadêmicos. É um dos poucos registros da universidade sendo construída.

Reitoria de uma universidade tem a função de dirigir, administrar, planejar, coordenar e fiscalizar as atividades institucionais. Funciona no campus central, em Natal, e é constituída pelo Gabinete da Reitora, pró-reitorias, superintendências, unidades descentralizadas, secretarias e assessorias.

Nos anos 70, teve início a construção do Campus Central, numa área de 123 hectares. O Campus abriga atualmente em um grande espaço, circundado por um anel viário que o integra à malha urbana da cidade de Natal. Hoje, o prédio da reitoria se encontra nesta seguinte forma:

A estrutura da UFRN foi modificada, novamente, por meio de um Decreto de 1974 (N° 74.211), constituindo-se, também, a partir de então do Conselho Universitário(CONSUNI), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Conselho de Curadores (CONCURA) e Reitoria.

Além dos diversos setores de aulas, laboratórios e bibliotecas, o Campus Central possui um Centro de Convivência com restaurante, agências bancárias, livrarias, galeria de arte e agência dos correios. No prédio da Reitoria funcionam o Gabinete do Reitor, as Pró-Reitorias e todos os setores da Administração Central.

Os grandes eventos da UFRN geralmente acontecem na Praça Cívica, projetada na forma de um grande anfiteatro ao ar livre, onde eventualmente também acontecem grandes espetáculos. Para eventos e práticas esportivas, o Campus conta com um Parque Poliesportivo, com ginásio olímpico, campo de futebol, pista de atletismo e piscinas olímpicas. Atualmente, a UFRN oferece 84 cursos de graduação presencial, 9 cursos de graduação a distância e 86 cursos de pós-graduação. Sua comunidade acadêmica é formada por mais de 37.000 estudantes (graduação e pós-graduação), 3.146 servidores técnico-administrativos e 2 mil docentes efetivos, além dos professores substitutos e visitantes.

Você pode ler também:  Mais fotos raras do Machadão ainda em obras
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí