Dia da Mulher: Carta para mim de 14 anos

Dia da Mulher: Carta para mim de 14 anos

Compartilhe:

No dia internacional da Mulher, eu resolvi escrever uma carta para mim quando tinha 14 anos e foi um período importante da minha vida, pois foi quando descobri vários lugares e o período que comecei a questionar muito sobre diversos assuntos. Leiam: 

Querida Lara de 14 anos,

Já falei que adorei seu cabelo azul? Mesmo aquela chata daquela garota dizendo que estava tosco. Neste momento você deve estar acordando para ir à escola e isso deve ser mais um pesadelo, pois a professora de biologia vai implicar contigo e suas notas em matemática devem estar ruim. Está na nona série, antiga oitava série, nem ainda começou o Ensino Médio. Te acham maluca por ter feito aquele drama de rasgar a prova com raiva assim que recebeu o resultado de matemática. Alguns vão te julgar por ter sido dramática, mas só digo uma coisa: vai passar e daqui uns três anos, se safará de matemática e finalmente vai fazer a faculdade dos seus sonhos: jornalismo. (Olha eu te dando spoiler!).

Você pode aprender coisas novas, que tal aprender a mexer no Adobe Photoshop? Isto irá ajudar bastante na sua vida e lhe fornecerá emprego!

No ano que vem, no primeiro ano, tu vai conhecer a professora de português chamada Eliane, que irá te incentivar a seguir nos seus sonhos e ajudar a fazer amizades na nova escola. (Sim, você vai se livrar dos bullies). Tem a Bruna, quando estiver no terceiro ano, que vai implicar com sua ansiedade, mas te dará excelentes conselhos.

Sobre a faculdade? A faculdade é cheia de egos e tals, mas você vai conseguir escapar de alguns problemas. Jornalismo na UFRN é muito bom sim e você vai pegar os tempos bons quando o Laboratório de Comunicação é perfeito e aprenderá a mexer numa câmera profissional e filmadora. Tu vai amar a profissão, ouvir todo tipo de assunto e nunca vai ter rotina, do jeito que você gosta.

Mas, cuidado, o piso salarial é baixo e pouca oportunidade de emprego. Quando tem, muita gente fica questionando se você realmente é capaz de aguentar matérias consideradas para homens ou acham que você só tem cara de uma determinada área. Calma, você é jornalista e se quiser ser correspondente de guerra, você é capaz, não importa o que os outros digam.

Sentirá em casa no Setor de Aulas II e o resquício de preconceito que tinha dentro de você será destruído, pois tu irá conhecer gay, trans, judeu, evangélico, branco, preto, rico, pobre, bolsista, chato, legal e todo tipo de gente do mundo. Quase uma ONU.

Você pode ler também:  10 fotos de ônibus antigos em Natal

Quando se formar, você vai ficar puta, pois o mercado de trabalho é bastante complicado, mas tu terá opções diversas para se safar do desemprego. Use a esperteza que nasceu dentro de ti!!!!

Reclamam pelo fato de usar maquiagem aos olhos e ter cabelo colorido, algumas “amigas” dizem que você não deveria fazer isso. Mas, relaxe, você tem a opção de fazer com o que quiser e mantenha a sua cabeça erguida. Suas maquiagens vão ficar melhor e você vai ensinar outras amigas a fazer esfumaçado e olho de gatinho.

Ficam tirando sarro por fazer dança do ventre e yoga, relaxe que isso são esportes e praticar o exercício lhe faz bem, você não vai querer ser uma Lara de quase 24 anos que morre ao subir dois batentes de escada.

O xadrez é um ótimo exercício na escola, vai lhe fazer muitos amigos e te estimulará a conhecer os jogos de tabuleiro que o seu futuro namorado lhe apresentará. Sim, quando você tiver 16 ou 17 anos, tu vai conhecer um nerdinho muito massa e que ele vai gostar do jeito que você quer, vão se desconstruir juntos e aprenderão a crescer um com o outro.

Acham ruim mulher falar palavrão? Fala que é coisa de homem? Gata, você tem o direito de expressar como você quer, esqueça o machismo. Sim, você baixou aquele disco do Nightwish no Lime Wire? Cuidado ao usar o Kazaa e esses programas para entupir o único computador da casa de vírus. Mas, você vai gostar de outros tipos de sons, mas o lado rock and roll sempre vai estar dentro de ti. Sua irmã vai dizer que tu é uma drag queen montada em unicórnio soltando um gutural.

Agora vamos falar dos homens, não se desespere para perder o BV (Boca Virgem), você ainda é nova. Não é porque suas amigas beijaram antes que você está atrasada. Não idolatre pessoas ruins. Parede se achar feia por conta disso, tu és uma garota legal, sabia? Pare de querer deixar seus cachos ondulados.

Sobre o machismo, parece que você não saca que as pessoas são muito misóginas contigo e só vai perceber isso depois de anos. Quando implicarem com sua saia e seu jeito de vestir, fuja desses amigos e ficantes, pois eles não gostam de ti e vão querer te machucar, além de limitar as suas ações.

Você pode ler também:  40 anos da enchente que destruiu Santa Cruz

Você deve está reclamando que está encalhada. Calma, quando for arrumar um namoro, tu vais ver que os contos românticos ficam na imaginação, pois a maioria dos machos acham que mulher tem mandar em ti, isto faz parte da cultura do patriarcado, você tem que é desconstruir.

Neste momento, tu se acha muito gorda, mesmo pesando 45 kg e com as costelas aparecendo e se acha feia, pois fizeram lhe acreditar nisso. Boy, tu é gata e se ame, pois isso vai lhe ajudar nos seus próximos anos. Tenha atitude e mostra que é poderosa.

Não deixe aquele cara ficar comparando com outras garotas como uma forma de lhe controlar e não se submeta em chantagens emocionais. Se ele te disser que vai ficar com aquela garota mais bonita e com peitos mais belos, manda ele pastar logo, tu não vais ficar para titia por conta disso. Sim, não a culpe pelos problemas, pois querem dizer que nós mulheres fomos criadas para serem inimigas uma das outras.

No futuro você vai descobrir o que é a palavra apatia e tu tornarás uma pessoa melhor!

E pelo amor de deus, não alise o seu cabelo, ainda bem que a mulher do salão recusou fazer a definitiva em ti, seus cachos são lindos e mostra a sua personalidade.

Escute as críticas construtivas e desconsidere aquelas que querem te esculachar e machucar.

Agora, vá para escola, pegue esta rosa, pegue aquele saboroso picolé caseiro caicó no aniversário da escola e feliz dia da mulher.

Att,

Lara de 23 anos e 11 meses.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí