Prédio da Câmara Municipal foi o começo do curso de Serviço Social

Prédio da Câmara Municipal foi o começo do curso de Serviço Social

Compartilhe:

O nome do prédio aonde fica a Câmara Municipal se chama Palácio Frei Miguelinho, que já contamos um pouco da história dele no blog. Mas, agora vamos contar a história do local e das mudanças que aconteceram, visto que o prédio foi a primeira sede do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Inicialmente, o curso recebeu o nome de Escola de Serviço Social de Natal, criada em 02 de junho de 1945, por iniciativa da Juventude Feminina Católica Brasileira de Natal (JFCBN), sendo a sétima Escola de Serviço Social fundada no Brasil e a segunda da Região Nordeste. Por ocasião da criação da Escola, o currículo adotado foi o mesmo modelo de currículo de São Paulo e Rio de Janeiro, que, por sua vez, recebiam influência direta das Escolas de Serviço Social da Europa Gouveia.

Em 1950, a Escola de Serviço Social de Natal filiou-se à UCISS (União Católica Internacional de Serviço Social), com sede na Bélgica, embora, ao mesmo tempo, tenha se filiado à União Pan-Americana de Serviço Social, com sede em Washington, mostrando assim que, mesmo se filosoficamente estava ligada ao Catolicismo, era influenciada também pela perspectiva norte-americana e suas preocupações com a competência técnica.

Palácio quando ainda funcionava a Escola de Serviço Social

Com a Lei 1889/53, instituiu-se o ensino de Serviço Social como de Nível Superior (regulamentada pelo Decreto 35.311, de 02/04/1954). O Decreto 35.311 trouxe grandes transformações na estrutura e no funcionamento da Escola. Desapareceu o cargo de Diretor-Presidente, que era ocupado por D. Nivaldo Monte, Assistente Eclesiástico da JFCBN e passou a se exigir o vestibular com provas de português, história e uma Língua Estrangeira.

Sua agregação à Universidade Federal do Rio Grande do Norte se deu através da Lei Estadual no 2307, de 25/06/1958, mantendo-se na situação de agregada, mesmo quando se deu a federalização da Universidade em 1960. Pelo Decreto no 997, de 21/10/1969, foi incorporada à UFRN, passando a integrar o CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas). Com a implantação da Reforma Universitária, durante o Regime Militar, a Escola de Serviço Social transformou-se em Departamento de Serviço Social em 1974, através da Resolução 02/74.

Você pode ler também:  História da plantação de algodão no RN

Na década de 70, o colégio saiu do palácio e entrou para o campus universitário. Então entra a história de como a Câmara Municipal se instalou no local. Durante o governo de Getúlio Vargas, a Câmara Municipal foi dissolvida. Em Natal, a Câmara voltou as atividades em 5 de junho de 1948.

Durante a segunda metade do século XX, a sede física da Câmara foi alterada diversas vezes, chegando a passar até pelo então Teatro Carlos Gomes. Apenas em 1975, a Câmara Municipal de Natal se instalou definitivamente no Palácio Padre Miguelinho.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...