Quais são as praias mais perigosas do litoral do RN?

Quais são as praias mais perigosas do litoral do RN?

Compartilhe:

Neste feriado prolongado, muitas pessoas vão sair de Natal para ir as praias do litoral do Rio Grande do Norte, que tem 400 quilômetros de extensão. Entretanto, as praias mais perigosas do estado? Sim aquelas que possuem risco de afogamento, algumas vamos listá-las a seguir a partir de informações vindas da assessoria do Corpo de Bombeiros, que informou os dados da Operação Verão, no qual são responsáveis em fiscalizar as praias da cidade.

Ao longo do mês de janeiro de 2017 foram registradas 10.624 ocorrências no Litoral Potiguar, atendidas pelos militares do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).

Entre as principais ocorrências estão orientação ao público (8.199) e advertência ao público (2.379), seguidas de resgate de vítima em meio líquido (30), auxílio ao público (12) e encontro de cadáver (3).

Praia de Búzios

A Praia de Búzios pertence ao município de Nísia Floresta e onde grande parte da população de Natal passa suas férias de verão. É marcada por fortes ondas, ideais para o surfista, mas pode ser uma péssima ideia para banhistas. Embora tenha indicações do mar perigoso, é comum ouvir casos de pessoas sendo salvas. Em janeiro, os bombeiros atenderam mais de três mil ocorrências

Praia da Redinha

Por ser a única praia da Zona Norte da cidade, a Redinha atualmente é mais frequentada pelos moradores da região que procuram um pouco de distração nos fins de semana. Ela é famosa por possuir casas e bares simples e rústicos, bons peixes, e a famosa ginga com tapioca. Como fica perto do Rio Potengi, algumas vezes o mar fica mais agitado, causando risco de afogamento. Já foram atendidas 2902 casos relacionados ao mar.

Você pode ler também:  História do Educandário Oswaldo Cruz em Natal

Praia de Ponta Negra

São quatro quilômetros de extensão, mas em algumas regiões o mar apresenta ondas fortes, principalmente na área próxima da Via Costeira. Foram registrados 842 casos.

Praia do Meio

A Praia do Meio é bastante frequentada pelos moradores da zona Leste de Natal, porém em algumas regiões, principalmente próximo da Ponta do Morcego fica bem perigoso. Foram 540 registros.

Dicas de Segurança

O Corpo de Bombeiros fornece algumas dicas de segurança para quem for a uma praia. Confira:

Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente.

Em água doce ou salgada, prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza.

Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).

Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.

Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista.

Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas ao invés de objetos flutuantes.

Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.

Evite aproximar-se de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar.

Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí