Sabia que o Walfredo Gurgel possui atendimento odontológico?

Sabia que o Walfredo Gurgel possui atendimento odontológico?

Compartilhe:

Ainda sabemos que muitas pessoas não realizam uma consulta no dentista por falta de dinheiro e por não ter muitos planos de saúde voltados para o atendimento odontológico. Mas sabia que o Hospital Walfredo Gurgel tinha atendimento para dentista? Eu também não sabia até receber um release da Secretaria do Estado da Saúde Pública, a Sesap, no qual informou que os dentistas do hospital atendem 75 pacientes por dia.

Infelizmente, os atendimentos são feitos apenas aos pacientes que estão internado na unidade hospitalar.

A entrada do dentista no Walfredo iniciou há dois anos e ajuda nos atendimentos da UTI e aos leitos da enfermaria, que fica no segundo andar da unidade que fica na Avenida Hermes da Fonseca. As atividades fazem parte do programa de Odontologia Hospitalar.

Os procedimentos feitos vão desde a drenagem de abcesso, extração de raízes contaminadas e tratamento de ferimentos nas mucosas, rotina de higienização bucal, controle da presença de placa bacteriana na cavidade bucal, hidratação dos tecidos intra e peribucal, redução de colônias na orofaringe, diminuição dos riscos de infecção respiratória, principalmente as pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAVs), proporcionando conforto e bem estar ao paciente.

Atendimento só é reservado para pacientes internados (Foto: Sesap)

Ao todo, o hospital conta com 11 cirurgiões, no qual ainda prestam esclarecimentos sobre a saúde oral e orientam os pacientes sobre a forma correta de escovar os dentes.

Mas por que cuidar da saúde bucal? Os médicos informaram à Sesap que a saúde da boca chegando a interferir na evolução e na resposta ao tratamento, conduzir as bactérias da cavidade bucal até a corrente sanguínea ou proporcionar uma inflamação gengival, levando ao risco de doenças como aterosclerose, infarto, infecções pulmonares e até mesmo ao diabetes”.

Você pode ler também:  Já viu este prédio da OAB em Natal?

Uma cirurgia cardíaca, por exemplo, só pode ser realizada se houver liberação do cirurgião dentista. É ele que faz a avaliação oral do paciente e que identifica se há focos de infecção ou lesões de uma forma geral, pois, se maltratadas, as infecções encontradas na boca dos cardiopatas podem causar endocardite bacteriana (infecção do músculo cardíaco) e evoluir, levando o paciente ao óbito.

No sudeste do país esta prática já existe há muitos anos. Contudo, somente em 2008 houve a criação das primeiras comissões de Odontologia Hospitalar nos Conselhos Regionais de Odontologia no Brasil. Atualmente equipes de Odontologia Hospitalar também atuam no Hospital Santa Catarina, no João Machado, Maria Alice Fernandes, Deoclécio Marques de Lucena, Regional de São Paulo do Potengi, de Currais Novos e de Pau dos Ferros.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí