Natal poderia ser uma base militar se URSS x EUA entrassem em guerra

Natal poderia ser uma base militar se URSS x EUA entrassem em guerra

Compartilhe:

Uma reportagem da BBC explicou novos motivos para que os Estados Unidos para seguir em frente com a sua Base Militar em Natal após a Segunda Guerra Mundial. Apesar dos EUA e União Soviética (URSS) serem unidos contra o Terceiro Reich, ambos já começavam a querer impor as suas ideias em cada país.  (Foto acima do título: Fundação Rampa)

Após ocupar o Leste Europeu, os soviéticos agora avançam pelo Hemisfério Sul. As tropas comunistas invadem a Austrália, ocupam a África e de lá partem para a conquista do território de onde lançarão a ofensiva final contra os Estados Unidos: o Nordeste do Brasil. (BBC)

O Brasil estreitou os laços com os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial ao se unir aos Aliados contra Alemanha, Itália e Japão. Neste período, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi enviada à Itália, e o Brasil passa a abastecer a indústria bélica dos EUA com borracha e outras matérias-primas. No início dos anos 1940, Natal se torna a mais movimentada base aérea dos EUA no exterior.

De acordo com o repórter João Fellet, a CIA, na semana passada, divulgou cerca de 800 mil documentos que vieram à tona após uma longo processo movido por defensores do livre acesso à informação.

O documento de 33 página  mostra que o Nordeste brasileiro é propício aos conflitos sociais e um “potencial centro de agitação e disseminação de ideais comunistas”, mas considerada crucial para a defesa do Atlântico-Sul e dos Estados Unidos em caso de um ataque russo a partir da África.

Segundo a CIA, o Nordeste era tão importante para a segurança dos EUA quanto o Canadá e o Canal do Panamá, a conexão marítima entre o Atlântico e o Pacífico. A agência cita o general francês Lionel Max-Chassin, para quem uma hipotética ofensiva soviética contra os EUA incluiria ataques a partir do Ártico e da “faixa costeira entre Natal e a Bahia“. (BBC)

A Guerra Fria, como o período ficou conhecido, no qual houve briga ideológica, política e social entre a URSS e EUA. Recebe este nome por ter sido mais estratégica do que uma guerra armada, mas todos tinham medo de que virasse uma briga deste porte ocorressem, pois ambos possuem armas nucleares.

Você pode ler também:  GGCon: pronta para ser maior evento de cultura pop

O documento defendia duas linhas de ação para aproximar Brasil e Estados Unidos e impedir a infiltração comunista em terras brasileiras, que poderia ser tanto no campo ideológico através de propagandas criticando o comunismo ou a morte de grupos comunistas presentes em “todo o país e em diferentes esferas do governo”.

Entre as ações que a agência considerava essenciais estavam modernizar a agricultura brasileira, difundir a energia hidrelétrica e ampliar a produção de combustíveis fósseis.

Se recebesse o apoio militar devido, diz a CIA, o Brasil poderia assumir integralmente a defesa do Nordeste, do Atlântico-Sul e até participar de batalhas contra os soviéticos na Europa. Nota do Brechando: Então, existe mais provas que a Ditadura Militar foi financiada pelo Tio Sam.

O relatório aponta que se o Brasil e EUA não se aproximassem voluntariamente, os americanos iriam intervir no território brasileiro em caso de conflito com a URSS.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí