Cinco curiosidades sobre ingresso na universidade no Brasil

Cinco curiosidades sobre ingresso na universidade no Brasil

Compartilhe:

Como existe o número limitado de vagas nas universidades, muitos se preparam para tentar entrar numa instituição pública de ensino. Hoje começa a inscrição do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, no qual os alunos se cadastram no site para tentar conquistar a vaga numa universidade pública do país. Nesta postagem, o Brechando vai contar um pouco de como surgiu as universidades e os processos seletivos. Confira:

Vestibular no Brasil existe há 106 anos

Colégio dos Jesuítas, a primeira instituição de nível superior no Brasil

Os primeiros vestibulares no Brasil surgiram em 1911 através da Lei Rivadávia Corrêa, então Ministro da Justiça. Até o início do século XX, as universidades brasileiras eram ocupadas por estudantes de colégios tradicionais como o Dom Pedro II no Rio de Janeiro.

As provas eram escritas e orais, continham questões de língua portuguesa, língua estrangeira, ciências (matemática, física e química) e conteúdo do primeiro ano de faculdade, onde os alunos recorriam a aulas especiais para estudar as matérias específicas, daí o surgimento dos cursinhos.

Enem era usado apenas para avaliar o Ensino Médio no Brasil

Primeira logo do Enem

Criado em 1998, o Enem teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o ministério na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental. O primeiro modelo de prova do Enem tinha 63 questões aplicadas em um dia de prova.

Em 2009 foi introduzido um novo modelo de prova para o Enem, com a proposta de unificar o concurso vestibular das universidades federais brasileiras.

Quantas vagas são oferecidas no Enem no Rio Grande do Norte?

Todas as universidades públicas do RN utilizam o Enem como forma de ingresso. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) oferece 2.022 vagas. Já a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com 6898 vagas disponíveis, sendo 4614 para o primeiro semestre e 2284 no segundo.

Você pode ler também:  Você pode explorar mais coisas do lado do Morro do Careca

A Universidade Federal do Semi-Árido tem mais de duas mil vagas por semestre. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por sua vez, é a que menos oferece vagas para os seus cursos de nível superior: apenas 800.

Ainda existe vestibular?

UFPR

Sim, algumas instituições de ensino no Brasil ainda utilizam o vestibular como forma de ingresso, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de São Paulo (USP).

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí