Vai ter curso para especialistas em tratamento de pés danificados pela diabetes

Vai ter curso para especialistas em tratamento de pés danificados pela diabetes

Compartilhe:

O fim de semana pode também ser usado para conhecimento. O podiatra português Pedro Coutinho vem à Natal para fazer um curso sobre pés neuropáticos no próximo sábado (14), no Espaço Saúde & Movimento, em Candelária (Rua Ataulfo Alves, 1959). Neste curso, ele vai ensinar aos profissionais da saúde pode melhorar a vida dos pacientes que possuem esse problema. Mas, o que é o podiatra? O que são os pés neuropáticos?

Sobre a primeira pergunta, o Podiatra é uma pessoa que cuida especificamente dos pés. Até por volta do século 20, eles não eram reconhecidos como membros dentro da medicina tradicional. Eram médicos independentes, licenciados que tratavam os pés, os tornozelos e as estruturas relacionadas aos pés.

O profissional Podiatra está presente em 19 países do mundo (International Working Group on the Diabetic Foot- oficial Section – International Diabetes Federation, 2005). Segundo a FIP (Fédération Internationale des Podologues) em alguns países os profissionais atuam legalmente, um deles é Portugal. Nos Estados Unidos, a profissão é registrada como podologista.

Não pense que é besteira tratar o pé, visto que  o cuidado profissional dos pés já é conhecido desde o antigo Egito, encontrado inscrito em relevo na entrada do túmulo de Ankmahor, datado do ano de 2400 AC.

Pés neuropáticos são pés afetados por distúrbios da inervação periférica em indivíduos que possuem diabetes há alguns anos e que apresentem elevadas taxas de glicose no sangue.

O pé é constituído por diversas raízes nervosas que emergem da medula espinhal e se estendendo desde os tecidos mais profundos até à pele. Desses nervos, os mais superficiais são alimentados de sangue pelas arteríolas, finíssimas, que correm sob a epiderme e derme.

Você pode ler também:  Curso de webjornalismo para você que gosta da área

Porém, quando a pessoa porta diabetes essas pequenas artérias são obstruídas gradualmente e fornecem cada vez menos oxigênio, fundamental para manter a integridade dos nervos periféricos. Sem sangue, eles se degeneram e qualquer ferida pode provocar uma necrose na pele, levando a amputação.

A cada 30 segundos, um diabético tem o pé amputado no mundo. As estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam a gravidade das consequências de uma doença silenciosa. O não tratamento da diabetes também pode provocar uma patologia que ataca diretamente o sistema nervoso periférico e leva o paciente à perda parcial ou total da sensibilidade dos membros superiores e inferiores. A neuropatia dos pés, como é chamada a doença, já acomete 60% dos diabéticos.

Além do podiatra Pedro Coutinho, o curso contará com a participação de Thaisa Wancy (terapeuta ocupacional) e de Jussara Paiva Nunes (enfermeira especializada em feridas), profissionais do Rio Grande do Norte reconhecidas na área.

 O curso será dividido em dois momentos. Pela manhã, os participantes vão se aprofundar em temas relacionados ao cuidado da neuropatia nos pés, a exemplo das patologias que podem causar pés neuropáticos, o reconhecimento de um pé neuropático, os tipos de complicações, feridas e deformidades, além de realizar testes, diagnósticos e aplicações nos pés neuropáticos.

 A tarde é dedicada à prática. O grupo terá contato com a biomecânica do pé e  suas aplicações práticas no pé neuropático, vai discutir casos clínicos e terá a oportunidade de conhecer as tendências do mercado em termos de curativos, palmilhas e adaptações específicas para pés neuropáticos.

 Pedro Coutinho é formado em Podologia pelo Instituto Politécnico de Saúde do Porto, em Portugal, e possui pós-graduação em Higiene e Saúde do Trabalho. Já realizou palestras em várias cidades do Brasil e do mundo sobre a neuropatia dos pés. Atualmente, Coutinho é professor do curso de pós-graduação da UNIPÊ, onde ministra a disciplina de laser terapia em feridas; da ABACO, com a disciplina de Anatomia e Biomecânica, e do SENAC Rio, onde ensina as cadeiras de promoção à Saúde Podal,  Podologia para Idosos e Podologia para Desportistas.

Você pode ler também:  Gira Dança fornece aulas de dança contemporânea em Natal

Para reservar, é só ligar para o telefone 84. 99922.6569.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí