O que se comemora no Dia de Todos os Santos?

O que se comemora no Dia de Todos os Santos?

Compartilhe:

A véspera do Dia de Finados, 2 de novembro, comemora-se o Dia de Todos os Santos. Em alguns países, a véspera desta data comemora-se o Halloweeen ou o Dia das Bruxas. Mas por que se comemora o Dia de Todos os Santos? O Brechando matará a sua curiosidade e lhe explicará o motivo.

Sobre o Halloween, a história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (inverno por aqui no Brasil, 31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

O primeiro registro do termo “Halloween” é de cerca de 1745. É uma junção do termo escocês All Hallows’ Eve, que significa véspera do Dia de Todos os Santos, data comemorativa do calendário cristão. Embora existam várias teorias sobre a origem, a mais difundida aponta para o festival celta Samhain, que significa o termo “Fim do Verão”. Alguns historiadores apontaram que o Samhain era celebrado durante uma semana.

Já o Dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada por quase todas as religiões ligadas ao cristianismo.

A origem dessa festa remonta ao século IV. Em Antioquia, celebrava-se no primeiro domingo depois de Pentecostes. No século VII, a data foi fixada em 13 de maio, Dia da Consagração do Panteão a santa Maria dos Mártires. Naquele dia, fazia-se descer da claraboia da grande cúpula uma chuva de rosas vermelhas.

O Papa Gregório IV, todavia, removeu a celebração para o dia 1º de novembro, depois da colheita de outono, quando era mais fácil encontrar alimento para os numerosos peregrinos que, depois dos trabalhos do verão, dirigiam-se em peregrinação à Cidade dos Mártires.

Você pode ler também:  Dia de finados: Onde figuras potiguares estão enterradas?

Normalmente, o Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto que no oriente a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.

No 2 de novembro é habitual irmos aos cemitérios visitar nossos entes queridos mortos e “coroá-los” com flores. Ao celebrar o Dia de Todos os Santos justo um dia antes, a igreja quis garantir dessa forma, que todos os fiéis tivessem confessado e comungado, preparados para a visita a seus amigos e parentes falecidos, como se fosse um ato de purificar a alma.

O feriado do Dia de Finados, no qual as pessoas rezam a fim de ajudar as almas no purgatório a obter a bem-aventurança celestial, teve sua data fixada em 2 de novembro durante o século 11 pelos monges de Cluny, na França. Durante a Idade Média, era popular a crença de que, nesse dia, as almas no purgatório podiam aparecer de todas as formas possíveis.

No México, o “Dia de Todos os Santos” comemora-se o “Dia de Los Muertos”, que é similar ao “Dia de Finados” no Brasil e celebrado no dia 02 de novembro.

Por isso comemoramos o Halloween, o Dia de Todos os Santos e Finados.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí