Performance em homenagem à Marina Abramovic acontece neste domingo

Performance em homenagem à Marina Abramovic acontece neste domingo

Compartilhe:

Lembra do projeto “Pina Marina em Carolina”? A gente falou no Brechando nesta matéria aqui. A exposição na Pinacoteca, composta por fotografias capturadas pelo jornalista potiguar Paulo Fuga, segue aberta para visitação até o dia 28 de novembro. Ele registrou seis, das sete performances idealizadas pela atriz Carol Piñeiro.

Para comemorar o fim de mais uma etapa, neste domingo (27), o projeto realiza, a partir das 19 horas, uma perfomance n’A Boca Espaço de Teatro (Rua Frei Miguelinho, 26, Ribeira – Natal).

A performance “A Arte Precisa Ser” é um dos sete trabalhos realizados entre os anos de 2015 e 2016 para o projeto de mestrado da atriz e performer Carol Piñeiro. Além de Carol, a atividade conta com a participação de Anádria Rassyne.

A intenção da atividade é criticar o padrão que as mulheres são obrigadas a aceitar.

“O corpo deve ser magro, sobrepeso não é uma opção, gravidez é uma sentença. O que é ser bela? A arte precisa acompanhar o ritmo do corpo? O belo e monstruoso são colocados em xeque. A busca dos melhores ângulos, das modificações corporais, interferências digitais. A “ordem” é aparecer. A melancia existencial colocada sob nossas cabeças”, diz a descrição da perfomance.

_mg_9327-1A performance foi criada a partir dos estudos em reperformance da obra “Art Must Be Beautiful” (1975) da artista Marina Abramovic.

Outras ações performáticas, intervenções urbanas, palestra e lançamento de documentário devem acontecer na cidade do Natal até 18 de dezembro, em locais como A Boca Espaço de Teatros, Cidade da Esperança, Alecrim, Ponta Negra, Praia do Forte, Deart – UFRN e Pinacoteca Potiguar.

O projeto beneficiado pelo Fundo de Incentivo a Cultura 2015, da Prefeitura do Natal, tem como foco o universo feminino. A performer Carol Piñeiro baseada nos estudos em reperformance se inspirou nos trabalhos das artistas Marina Abramovic e Pina Bausch, além de seus próprios trabalhos, criando sete novas performances durante todo o seu processo de pesquisa acadêmica.

Você pode ler também:  Domingo é dia de exposição na Pinacoteca do Estado

O documentário do projeto, dirigido por Johan Jean, traz um registro poético em vídeo das performances realizadas pela artista, e será lançado às 19h do dia 18 de dezembro, n’A Boca Espaço de Teatros.

Confira outras atividades do projeto:

– Palestra “Reperformance: a necessidade de documentar afetos”

28 novembro Anfiteatro do DEART – UFRN | 19h

– Intervenção Urbana “Não Pise na Dama”

3 de Dezembro | Praça do Relógio no Alecrim | Cidade da Esperança

– Intervenção Urbana “Não Pise na Dama”

4 de Dezembro | Praia do Forte

– Performance Sagração da Primavera

11 de dezembro| A Boca Espaço de Teatros | 19h

– Intervenção Urbana “Não que Eu seja Melhor do que Ninguém mas Eu Paguei Mais Caro”

17 de dezembro| Em Frente ao Praia Shopping

Lançamento do Documentário

18 de dezembro | A Boca Espaço de Teatros | 19h

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí