Vereador eleito de Caicó faz piada machista e se dá mal

Vereador eleito de Caicó faz piada machista e se dá mal

Compartilhe:

Este rapaz da foto acima é o pastor Erinaldo Lino dos Santos. Neste ano foi eleito vereador da cidade de Caicó, na região do Seridó e distante da capital potiguar por 282 quilômetros. Lino conquistou a vaga na Câmara de Caicó graças aos 581 eleitores que lhe elegeram. Porém, ele viralizou na internet por uma piada politicamente incorreta.

No dia 4 de novembro, ele compartilhou esta postagem e foi soltar uma piada envolvendo o Papa Francisco:

Ele queria tirar sarro sobre o estereótipo de que mulheres falam demais.

A “piada” causou 55 curtidas, mas muitas das reações dos seus seguidores eram de chateação. Os internautas alegaram que o pastor desrespeitou o líder da Igreja Católica e que deveria pensar antes de postar, visto que é uma figura pública da cidade.

Outros chegaram a defesa do pastor, dizendo que era uma brincadeira e que as pessoas não deveriam julgá-lo.

O coletivo Mulheres No Seridó publicou uma nota de repúdio sobre as declarações do pastor:

A nota que ora apresentamos versa sobre a postagem machista do vereador eleito e pastor Erinaldo Lino em relação as mulheres, usando sermão do papa Francisco que orientava os homens a ouvirem mais as mulheres, no que ele respondeu: “É porque ele não tem uma”. Tal postagem retrata o machismo, preconceito e falta de respeito do mesmo para com as mulheres e demais minorias, não sendo um ato isolado, mas que sempre se repete nas suas pregações e em ato na câmara municipal no ano de 2015 em favor da retirada dos termos de gênero e orientação sexual do PME de Caicó. Entende-se que esta atitude, além de machista, misógina, intolerante e preconceituosa, é um retrocesso, pois vai contra a das mulheres, dos movimentos feministas e demais movimentos sociais, em busca da igualdade de gênero, não sendo um comportamento aceitável para um representante do povo, visto que o estado é laico e que se deve pensar em toda a população, que é em sua maioria composta por mulheres, além do que, discursos religiosos ou falas em tom de brincadeira, não devem servir para reproduzir, de forma mascarada, machismo e intolerância. A luta feminista é uma luta política, o machismo e a desigualdade social andam lado a lado, diante disso precisamos ir de encontro a qualquer ato que represente a cultura machista, homofóbica e sexista, no sentido de combater posturas autoritárias, mesmo que ditas em tom de brincadeira. Atitudes como essa só mostram a necessidade das discussões sobre as questões de gênero e diversidade no sentido de promoção e reconhecimento da igualdade de gênero. Portanto, é preciso repensar sobre as pessoas que são eleitas enquanto representantes democráticos do povo, que antes mesmo de estarem no poder já demonstram opiniões extremamente excludentes, é preciso também entender que nosso papel enquanto cidadãos e cidadãs não termina quando se passa o período eleitoral, é preciso estarmos vigilantes para com as atitudes dos eleitos e lutarmos contra aquelas que não devem nos representar na luta por uma sociedade mais democrática e igualitária. Devemos repudiar qualquer atitude e declaração machista que exclui e agride (moral e fisicamente) sujeitos de direito em exercício pleno de suas liberdades de ser e existir.

MOVIMENTO DE MULHERES DO SERIDÓ 12/11/2016

Mas, será que o papa disse isso? Como a matéria compartilhada era copiada de um outro site, fiquei em dúvida se a declaração do Papa Francisco era verdadeira. Pesquisando no Google para saber a fonte da notícia, achei o texto da agência Reuters, no qual o repórter estava cobrindo uma viagem do pontífice nas Filipinas. Veja o texto completo a seguir:

MANILA (Reuters) – O papa Francisco disse neste domingo que os homens deveriam ouvir mais as ideias das mulheres e ser menos machistas.

O papa argentino fez declarações de improviso durante uma reunião de jovens numa universidade católica na capital das Filipinas, Manila, depois que percebeu que quatro das cinco pessoas que falaram com ele no palco eram homens.

“Há apenas uma pequena representação feminina aqui, muito pequena”, disse, fazendo a multidão rir.

“As mulheres têm muito a nos dizer na sociedade atual. Às vezes, nós, os homens, somos muito ‘machistas’”, disse.

“(Nós) não damos espaço às mulheres, mas elas são capazes de ver as coisas por um ângulo diferente do nosso, com um olhar diferente. As mulheres são capazes de fazer perguntas que nós, os homens, não conseguimos entender”, disse em meio a mais aplausos.

Ele notou que foi uma menina de apenas 12 anos, e não qualquer um dos quatro homens, que tinha feito a pergunta mais difícil, ao questionar por que Deus permitia que crianças sejam abandonadas.

Ele encerrou essa parte de comentários de improviso brincando: “Então, quando o próximo papa vier à Manila, por favor, incluam mais mulheres no seu grupo”.

Francisco disse que, embora a proibição da Igreja Católica Romana em relação à ordenação de mulheres seja definitiva, ele quer promover mais freiras e outras mulheres a cargos mais importantes no Vaticano.

(Por Philip Pullella e Neil Jerome Morales)

Depois, o pastor fez uma outra postagem pedindo desculpa pela “má interpretação”, que pode ser lida a seguir:

Você pode ler também:  Festival Dosol oferece oficina de técnico de áudio para mulheres

Em Caicó foram eleitos 15 vereadores, porém apenas quatro são mulheres.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí