Por falta de patrocínio, Mostra de Cinema de Gostoso é cancelada

Por falta de patrocínio, Mostra de Cinema de Gostoso é cancelada

Compartilhe:

Daqui a dois dias deveria acontecer a Mostra de Cinema de Gostoso, aonde exibiria produções audiovisuais locais, nacionais e internacionais no município de São Miguel do Gostoso. Sim, o verbo utilizado é “deveria”, futuro do pretérito. Na noite desta segunda-feira (14), a organização do evento, que neste ano seria a quarta edição, resolveu cancelar devido ao cancelamento de um contrato com um grande patrocinador.

Além da exibição de filmes, a Mostra estimula o turismo da cidade, capacitava profissionais e realizava diversos debates sobre a produção audiovisual brasileira e local.

O cancelamento aconteceu durante a realização do cursos de formação técnica e audiovisual, que é oferecida para 52 jovens meses antes do início da Mostra de cinema de Gostoso. Todos os alunos eram residentes dos 13 distritos e assentamentos locais: Mundo Novo, Arizona, Novo Horizonte, Antônio Conselheiro, Tabua, Baixio, Umburana, Baixinha, Morro dos Paulos, Canto da Ilha, Monte Alegre, Cruzamento e Lagoa de Serra Verde.

O resultado das aulas seria exibido na Mostra que não acontecerá mais. A organização, entretanto, disse que vão tentar realizar o evento no ano que vem.

A Mostra iria acontecer entre os dias 18 a 22 de novembro e as exibições ocorreriam na beira da praia.

Confira a nota da organização, justificando o cancelamento:

Prezados,
É com muito pesar que a Heco Produções e o Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), vêm comunicar que a quarta edição da Mostra de Cinema de Gostoso prevista para ocorrer entre 18 e 22 de novembro de 2016 em São Miguel do Gostoso (RN), foi cancelada.
Nas últimas semanas nossa equipe esteve empenhada na organização da mostra, a programação dos filmes já estava definida, os jovens dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual de São Miguel do Gostoso já haviam participado de cinco oficinas e filmado um curta-metragem, que seria exibido na sessão de abertura da mostra. Muitas pessoas já estavam envolvidas e contratadas para a realização do projeto, porém, tivemos uma negativa de um importante patrocinador que acreditávamos que iria se concretizar.
Ciente desta situação, nos mobilizamos junto ao grupo de alunos de São Miguel do Gostoso, o Coletivo Nós do Audiovisual, em buscar um novo patrocínio com o apoio da comunidade gostosense, que sempre prestigiou este importante projeto sociocultural para a região. Infelizmente o mesmo não se viabilizou, o que não nos deixou outra alternativa a não ser cancelar a mostra deste ano.
O principal objetivo desse projeto é a capacitação profissional de jovens entre 15 e 22 anos, a maioria residentes em distritos e assentamentos da região, que ao longo do ano participam de uma série de cursos, realizam filmes e organizam a mostra de cinema como resultado de todo o conhecimento adquirido nessas oficinas. Outro pilar deste projeto é a formação de público em uma cidade que não conta com sala de cinema e que dispõe de um circuito de salas de exibição em Natal restrito a filmes estrangeiros e a poucos filmes brasileiros.
Durante esses quatro anos (2013-16) enfrentamos diversas dificuldades para viabilizar o projeto, contudo realizamos 32 oficinas, 8 curtas-metragens e três edições da mostra de cinema, que recebeu mais de 30 mil pessoas no total, vindas do interior e da capital do estado do Rio Grande do Norte e de diversos estados do país.
Este cancelamento que ora comunicamos não se trata do fim do projeto.
Agradecemos imensamente a todos que apoiam esta iniciativa e aos realizadores que enviaram seus filmes para seleção. Estamos convictos que em 2017 o cinema retornará a São Miguel do Gostoso.
Equipe Heco Produções
Equipe CDHEC

Você pode ler também:  Coletivo de cinema promove oficina de audiovisual nas Rocas e Passo da Pátria
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...