Brechando a árvore de Natal ser acesa: clima natalino chegou

Brechando a árvore de Natal ser acesa: clima natalino chegou

Compartilhe:

Natal estava iluminada de azul e dourado. O motivo? Comemorar que a Árvore de Natal foi acesa na noite quinta-feira (10) na capital potiguar. Lendo assim parece aqueles programas em que estão fazendo farofada na praia ou se reunir numa praça de uma cidade pequena como entretenimento. De fato é um pouco sim! O pessoal estava disposto a sair de casa no meio da semana.

O que é isso? É uma Árvore de Natal gigante feita de luzes que é instalada no meio de uma praça que fica em Capim Macio, no conjunto Mirassol, na zona Sul da cidade. É tão grande que consegue ser vista em outros bairros, quase um sinalizador.

Todas as capitais no final do ano instalam árvores em pontos turísticos importantes.  Em Natal, por exemplo, ela fica em uma praça que foi construída especialmente para isso.

Em volta da árvore, existem várias lanchonetes, atrações musicais, um pequeno parque de diversões e dentre outras coisas. Isso só termina em janeiro, por isso a inauguração é motivo de festa, todo mundo quer ver qual são os jogos de luzes que foram elaborados neste ano, quais são as lanchonetes instaladas e, lógico, para tirar foto.

“Venho aqui para ver a árvore acender, tirar umas fotos e olhar se está bonita. Como diz o prefeito, sou liso mesmo”, desabafou comigo um jovem com um celular na mão em referência ao áudio do prefeito Carlos Eduardo que espalhou nas redes sociais, no qual debocha dos salários atrasados. Ele disse que os natalenses estavam lisos e não podiam ir ao restaurante, porém poderia ver as luzes da Árvore de Natal.

Como a praça estava amontoada de gente que queria ver mais de perto a árvore, eu resolvi ir para o estacionamento do supermercado Carrefour, que fica do outro lado da praça e consegue olhar toda a infraestrutura.

Árvore de Natal foi acesa nesta quinta (10) em Natal-RN
Estacionamento do Carrefour era utilizado como Camarote (Fotos: Lara Paiva)

Praticamente, era um camarote e ótimo para quem quiser treinar seus talentos artísticos com a fotografia com tripé ou drone.

Árvore de Natal foi acesa nesta quinta (10) em Natal-RN
Todo mundo disposto para ver a árvore

Cheguei no Carrefour era 18 horas, meia-hora antes do que foi previsto pela assessoria de imprensa da Prefeitura. Rapidamente, fui procurar um ângulo para minha câmera captar melhor o momento que ela fosse acesa. Enquanto isso, os curiosos começaram a aparecer, mesmo com o trânsito caótico. Pareciam que estavam indo para uma festa da Praça do Gringo’s.

Você pode ler também:  Uma foto da Capitania das Artes quando ainda era Capitania dos Portos
Árvore de Natal foi acesa nesta quinta (10) em Natal-RN
O trânsito de Natal enquanto a árvore não acendia

Alguns pareciam que iam fazer um piquenique, chegando a levar comida, cadeiras, pano para se sentar ou preferiam utilizar o gramado do estacionamento. Era uma festa praticamente, parecia um domingo de Parque das Dunas. Outras pessoas, como eu, estava com a câmera em punho e esperando pegar o momento certo.

“Nossa, tenho inveja de sua paciência para tirar uma foto. Você é jornalista? Se explodir a árvore vai acabar com tua matéria, não é?”, falou um garoto que estava me observando e depois trocamos figurinhas, visto que é uma aspirante à Drag Queen e começamos discutir a última temporada de Rupaul’s Drag Race.

À medida que demorava para aparecer as luzinhas, mais o povo ficava com medo: “Será que deu um pipoco? A luz falhou? Ai meu Deus, a verba está tão ruim que eles colocaram uns pisca-pisca bem sem futuro”.  Enquanto isso, o Natal Shopping, que fica ao lado do Carrefour, estava todo iluminado. Veja a foto a seguir:

Natal Shopping todo iluminado, cadê a árvore?
Natal Shopping todo iluminado, cadê a árvore?

O trio que tocava violão do meu lado começou a descer as escadas de acesso às paradas de ônibus e desistiram:

Árvore de Natal foi acesa nesta quinta (10) em Natal-RN
Alguns não aguentaram esperar

Isso, todavia, não era motivo para estragar as festas, muita gente estava em êxtase e ansiosa. Tinha um grupo que tava andando de bicicleta, fazendo acrobacia, mas com a cabeça era o tempo todo olhando em direção ao monumento.

Árvore de Natal foi acesa nesta quinta (10) em Natal-RN
Árvore de Natal foi acesa nesta quinta (10) em Natal-RN

Era comum ver uma galera caminhando no estacionamento do Carrefour e perguntando: “É hoje que o prefeito vai acender esta marmota? Diz que não tem dinheiro para nada, contudo para decorar natalina tem”.

Outros diziam: “Já acendeu?” (leia isso como se fosse a voz do Burro do Sherek indo para o Reino de Tão Tão Distante).

Tinha gente, entretanto, que estava prevendo o futuro: “Ele tá esperando a imprensa e a Globo vai transmitir ao vivo. Eles só vão acender com eles presentes”.

Dito e feito! Após a imprensa aparecer, a festa começou. Eram 19h10 quando a árvore acendeu, parecia noite de ano novo, com lançamento de fogos de artifícios, banda tocando (sim, dava para ouvir do estacionamento do Carrefour) e um cerimonialista gritando de felicidade. Ainda conseguia ouvir alguns carros no meio da BR chegando a buzinar.

Você pode ler também:  Apenas 984 mil casas do RN possuem água encanada

Aí vinha os comentários:

“Que lindo!”

“Bora tirar foto”

“Não gostei desta combinação”

“Esse dourado ficou uó”

“Adorei as fitinhas coloridas”.

De acordo com a Prefeitura, a Árvore de Mirassol deste ano segue o projeto “Natal em Natal – Cidade da luz”, vencedor do edital público para Decoração Natalina de 2016, promovido pela Prefeitura do Natal. O projeto foi encabeçado pelo arquiteto e urbanista Rafael Oliveira Fernandes e ainda conta com uma equipe formada Leonardo Dias, Lucas Menezes, Renata de Oliveira e Ana Beatriz Duarte, que estiveram presentes no acendimento e receberam uma premiação de R$ 50 mil.

A estrutura tem 112 metros e possui três configurações: a primeira consiste no efeito estrobo (não sei o que é isso, tava no release), quando toda a árvore brilha com efeito de estrela piscando; a segunda é o efeito da espiral, quando essa faz o movimento de baixo para cima até atingir a estrela, que ilumina a camada de fios interna, fazendo-a brilhar; a terceira é quando a camada interna acende amarelo e a espiral acende em branco dando um contraste entre elas.

Essas são as combinações da árvore:

Você achou que o povo foi embora quando acabou a queima de fogos? Ficaram por muito tempo lá, fazendo selfie, tirando fotos, abraçando os parentes e alguns chegaram a chorar de emoção. Só faltava ter uma ceia natalina, com peru, chester, pernil e salada.

Meia-hora depois, eu pedi um Uber de volta para casa. O motorista não parava de ficar olhando a árvore no engarrafamento, dizendo: “Tá muito pau nesse ano, né? Bonita demais. Só não gostei deste douradinho, ficou ruim”. Enquanto isso ficava cantarolando Maiara e Maraísa: “Essa música é pau demais, boy”.

O clima natalino está chegando. Pelo menos em Natal!

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Brechando a árvore de Natal ser acesa: clima natalino chegou”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...