Uma casa em Natal que se transformou em rua

Uma casa em Natal que se transformou em rua

Compartilhe:

Esta rua da foto acima do título está localizada em Natal, mais precisamente no bairro de Capim Macio, zona Sul. Fica no cruzamento com a Rua Doutor Orlando Silva, localizada na lateral do restaurante Sal & Brasa.

É a única que não está asfaltada ou pavimentada do quarteirão aonde fica, visto que entre 2009 e 2010 muitas ruas do bairro com o IPTU mais caro da cidade foram asfaltadas para receber uma possível obra de saneamento básico, que nunca foi concluída. As ruas de Capim Macio terminaram de ser asfaltadas ou pavimentadas depois de 2012.

Sim, você pagava impostos caríssimos, vivia na zona Sul, perto da praia de Ponta Negra, mas as ruas eram de barro batido.

Mas, como essa rua surgiu? Esta ruazinha, estreita, que mal cabe dois carros foi criada entre 2009 e 2010, não se sabe o ano exatamente. Parece que está fazendo um rally devido aos buracos. Nem pense em andá-la após as chuvas. Geralmente, é utilizada como atalho para quem quer usar outras ruas do bairro como forma de fugir da Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Até hoje, ela não tem nome e eu a batizei como a “Rua Esquisita” (embora muitos moradores próximos dela também a chamam desse jeito), pois durante a noite não existe iluminação (só dos faróis do carro) e pode ser bastante perigosa para quem anda a pé naquela região. Veja a imagem a seguir:

imageA rua foi criada após a demolição de uma casa. Alguém teve a ideia de destruir uma casa e fazer com que o terreno se transformasse em uma rua. Ainda consegue ver algumas partes do que restou a casa, como azulejos.

Você pode ler também:  Antes uma rua de Natal, hoje uma importante parada de ônibus
image
Ainda existe alguns resquícios da casa que foi derrubada para fazer a rua

Quem mora mais perto no bairro até hoje fica impressionado de como conseguiram fazer uma rua retirando apenas uma casa. Pesquisando no Google e no site do Tribunal de Justiça no Rio Grande do Norte, não encontrei algum processo de despejo ou alguém pedindo para que uma casa fosse demolida em Capim Macio.

Graças ao programa Google Earth, o Brechando conseguiu acompanhar as mudanças daquela região durante 10 anos, salvando imagens em satélite da região de 2004 e 2008 quando ainda existia a casa e pegar um registro de 2010, com a residência já derrubada para que a rua fosse construída. A casa foi demolida entre os anos de 2008 e 2010, período que o bairro passou por uma obra de saneamento básico, como falado anteriormente. Veja as fotografias a seguir:

image
Em maio de 2008, a casa ainda existia (Foto: Google Earth)

Além da casa, parte do terreno atrás da residência e de uma outra casa ao lado foram reduzidas para que a rua fosse feita, conforme esta imagem de 2010:

image

Através da internet, é possível acompanhar as mudanças que acontecem na capital potiguar.

Tags

Commente aqui

2 respostas para “Uma casa em Natal que se transformou em rua”

  1. Um Natalense

    Seu blog é excelente.
    Fico com os olhos marejados sempre que leio.
    Acho Natal uma cidade provinciana, de gente preconceituosa e superficial, mas me sinto muito ligado à estrutura da cidade em si. Toda a minha família praticamente mora aqui, cada cantinho dela guarda uma memória minha, e eu acho que vou morrer aqui. Nunca comentei em blog algum, só fiz aqui para lhe dizer para continuar com esse trabalho lindo.

    1. Obrigada pelo elogio e continue brechando com a gente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí