Palhaço em Ponta Negra: claro que é uma montagem

Palhaço em Ponta Negra: claro que é uma montagem

Compartilhe:

Meu momento Catfish: “Realmente, apareceu um palhaço assustador em Ponta Negra?”. Para quem não sabe, este é um programa super famoso da MTV que investiga perfis fakes que estão se relacionando com outras pessoas nos Estados Unidos. Lá, os apresentadores Nev e Max utilizam o Google para descobrir se existe imagens parecidas com o investigado espalhada na internet ou o número de telefone corresponde ao daquela pessoa e eles também realizam uma boa brechada para saber a verdade daquela pessoa investigada.

Como assim palhaço assustador?

Outubro é o mês do Dia das Bruxas, também conhecido como o Halloween. A moda de pessoas vestindo máscaras aterradoras de palhaços é comum neste período, mas, recentemente, virou caso de polícia. Normalmente, os palhaços andam pelas ruas à noite, em parques e locais menos iluminados, de onde aparecem de forma repentina para assustar pedestres e motoristas.

Essa pegadinha foi postada no ano passado:

O que começou como uma simples travessura para dar sustos em pessoas parece estar se tornando algo mais perigoso, visto que alguns estão utilizando para cometer crimes.

Desde sexta-feira (14), com certeza você viu esta imagem acima, dizendo que um palhaço assustador foi visto na praia de Ponta Negra, baseado nas notícias que estão acontecendo nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Mas, afinal, realmente ele apareceu? A gente foi baixar a foto e observá-la no Photoshop, programa que eu amo utilizar. Apesar de uma montagem parecer perfeita, ela ainda deixa rastros e vamos mostrar quais são:

Diferença da qualidade da foto do Morro do Careca e do Palhaço 

image

A primeira coisa que você percebe é que o palhaço está desproporcional a imagem. Parece que ele é da altura do Morro do Careca. Sem contar que a qualidade da imagem do palhaço parece ser de uma câmera DSLR (tirada de uma câmera profissional) e a do Morro do Careca foi feita a partir do celular. Ampliando dá para ver que a imagem do morro é mais desfocada que a do palhaço.

Você pode ler também:  Dia que a Xuxa fez topless no Hotel Reis Magos

 Ele está plano, parecendo um papelão.

Outra, impossível tirar uma foto no Morro do Careca sem flash, visto que o lugar é mal iluminado a noite e quase a gente não ver o cartão-postal da cidade. Se fosse realmente uma foto de verdade, a roupa do palhacinho não estaria tão nítida.

Cadê a sombra do infeliz?

image

Ampliando a imagem, a gente percebe que o palhaço não tem sombra por trás. Se fosse uma foto de verdade, o poste que fica perto do calçadão (sim, são poucos) lhe provocaria um pouco de sombra.

Linha branca no contorno

image
Para quem meche no Photoshop sabe a função da varinha mágica. O que é isso? É a ferramenta que corta o contorno e fundo de uma determinada imagem. Mesmo cortando no Photoshop, alguns pixels do fundo ainda ficam, mesmo passando por despercebido.

Jogando a imagem no Google

Depois, eu fui pesquisar a imagem do palhaço, visto que ele é bastante famoso nos Estados Unidos com o nome de Penywise. O que é isso? ma criatura sobrenatural, que muda de forma, e geralmente aparece na forma de um palhaço para atrair suas presas preferidas: crianças. Inicialmente, ele foi citado no livro do Stephen King, “A Coisa”. O palhaço também já apareceu em filmes e séries.

No enredo, o palhaço era conhecido por enganar criancinhas, atraindo os pequeninos para o maldito bueiro, prometendo a eles um mundo de algodão doce, balões e alegrias. Uma vez que as vítimas fossem apanhadas, o palhaço do mal dava continuidade ao seu ritual bizarro e arrancava os braços das pobres criancinhas.

Alguns das aparições do dito cujo podem ser vistas a seguir:

Então, basta escrever a palavra “palhaço” ou “clown” (em inglês), em alguma ferramenta de busca para que o resultado seja bem diferente da ideia normalmente associada a risos e diversão. Logo, eu pesquisei no Google as palavras “Palhaço”, “Palhaços com Balões”, “Clown”, “Penywise” e “Penywise with baloons”. Só na última, eu achei esta foto aqui:

Você pode ler também:  Potiguar entrega a faixa presidencial para o presidente Lula
Sim, é o mesmo palhaço utilizado na foto de Ponta Negra
Sim, é o mesmo palhaço utilizado na foto de Ponta Negra

Achei esta foto no perfil do Twitter de Marshawn Kilpatrick. E também neste Pinterest inspirado em fantasias para o Halloween.

E aí, mais um mistério virtual natalense revelado!

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí