Vocês podem doar sangue dentro do campus da UF

Vocês podem doar sangue dentro do campus da UF

Compartilhe:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) resolveu se juntar com o Hemonorte e realizará uma coleta de sangue, no estacionamento do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), próximo da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). Uma base móvel do órgão responsável pela coleta estará disponível dentro da instituição de ensino. As atividades acontecerão somente nesta quarta-feira (8) e terminará às 17 horas.

A iniciativa faz parte da programação do Mês do Servidor da UFRN, que terá uma série de atividades em comemoração ao Dia do Servidor, 28 de outubro. Entretanto, as doações podem ser feitas tanto por funcionários da instituições de ensino como também os estudantes e pessoas da comunidade.

O objetivo é que sejam coletadas 100 bolsas de sangue. As doações, segundo a UFRN, acontecerão no dia 26 de outubro e serão distribuídas aos pacientes do Hospital Infantil Varela Santiago, que fica no bairro de Cidade Alta, e nas unidades da Liga Norte-riograndense Contra o Câncer.

Pode fazer a boa ação qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, saudável e com mais de 50kg. É essencial apresentar documento com foto, ter repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar alimentos gordurosos antes da doação.

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

A doação de sangue foi regulamentada nas terras tupiniquins através da lei nº 10.205, de 21 de março de 2001, regulamenta o §4º do art. 199 da Constituição Federal, relativo à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados e estabelece o ordenamento institucional indispensável à execução adequada dessas atividades.

Você pode ler também:  Por que a cidade tem muitas ladeiras?

No Brasil, trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

A coleta de sangue consiste na retirada de cerca de 450ml, através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue, incluindo coleta e triagem, é de aproximadamente 12 minutos. O Ministério da Saúde ainda exige a realização de alguns procedimentos específicos antes e depois da doação.

Os doadores precisam obedecer as seguintes regras:

Permanecer pelo menos 15 minutos no local para observação;
Não fumar na 1ª hora após a doação;
Tomar bastante líquidos (ex.: água, suco, chá);
Evitar atividades físicas vigorosas ou que coloquem em risco a sua segurança e a de outros nas próximas 12 horas;
Evitar utilizar intensamente o braço onde foi realizada a punção;
Comunicar o Serviço de Hemoterapia caso você queira informar algo que omitiu na entrevista ou achar que seu sangue pode ser prejudicial a outra pessoa;
Procurar o Serviço de Hemoterapia caso apresente qualquer problema que você ache que possa estar relacionado com a doação;
Respeitar o intervalo mínimo entre as doações: 2 meses para o homem e 3 meses para a mulher;

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3342-2330, Ramal 377, ou no endereço www.mesdoservidorufrn.com.br.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí