Assistindo um treino de baseball na Terra do Sol

Assistindo um treino de baseball na Terra do Sol

Compartilhe:

Enildo Fernandes  é jornalista formado pela UFRN e fanático por jornalismo esportivo, coisas nerds/geeks e geopolítica. Atualmente, ele cursa Ciências & Tecnologia (e-mail: enildofernandes@gmail.com).

Strike one! strike two! strike three! StrikeOut! Com essa linguagem nada comum a maioria dos esportes mais conhecidos dos brasileiros, como futebol, vôlei e basquete, o baseball o chamado esporte mais americano de todos e passatempo da América também ganha seu espaço no Brasil. E em Natal não poderia ser diferente.

Para quem desconhece, sim, Natal tem um time de baseball, o Natal Solaris, que treina regulamente todos os finais de semanas, sem contar que possuem treinos abertos para os novos jogadores e participam de campeonatos regulares na região nordeste e também fora dela.

Como dizem em sua página oficial, o Natal Solaris foi fundado em 2008 com intuito de difundir a pratica do baseball na região metropolitana de Natal, buscando esse crescimento tanto em crianças, jovens e adultos.

Em 2010 o time conseguiu uma parceria com a Base Área de Natal. Desde então todos os integrantes do time ajudaram com a adaptação e instalação de equipamentos necessário do campo cedido dentro da área de base. Sendo esse campo e o outro situado em Salvador como os dois únicos voltados exclusivamente para prática do Baseball.

Baseball é treinado na Base Aérea de Natal
Baseball é treinado na Base Aérea de Natal (Fotos: Enildo Fernandes e Leandro Macedo)

Esse aqui que vos fala pôde experimentar essa experiência no último sábado (25) de aprender a apanhar bolas e arremessa-las como primeiro exercício de iniciação e depois até participar de um jogo treino nas posições de left field e right field.

Sobre as posições e o básico das regras do jogo, eu explico.  O jogo de baseball consiste em um campo em forma de diamante formado por quatro base em suas extensões.

No Baseball um time tem que defender a bola e o outro atacar
No Baseball um time tem que defender a bola e o outro atacar

As principais motivações do jogo é rebater a bola com o taco, que pode ser de madeira ou algum material sintético como carbono ou alumínio. Além disso, é formado por um time que ataca a bola e aqueles que a defendem.

Você pode ler também:  E esse galo no meio de São Gonçalo do Amarante?

Os de ataque, como o nome já diz, precisam rebater e tomar as quatro bases saindo da primeira e chegando de volta dela marcando assim uma corrida completa que é um ponto.

O time de ataque deve se concentrar em rebater, em média, três vezes, (que em inglês o termo é “strike”), isso podendo aumentar na medida que vão se tomando as bases do time que defende.

Já o time de defesa tem nove jogadores, que são: o pitcher (lançador), os apanhadores e os demais dispostos a defender a base, além da área externa do diamante até onde vai o limite do campo, geralmente esse último limitado por um muro ou cerca.

Todos jogadores de defesa devem se encontrar munidos de luvas especificas ao esporte em uma das mãos para facilitar e proteger a mão do impacto da bola e tendo a outra livre para lançar a bola.

A jogada mais famosa do esporte é chamada de Home Run (HR), quando o rebatedor coloca a bola para além dessa cerca e pode dar a volta no campo sem o perigo de ser eliminado, pois automaticamente elimina o time de defesa.

Na minha experiência, primeira e única em um jogo real eu fui colocado para jogar no campo externo ao diamante, em primeira parte do jogo no left field (campo esquerdo) e na segunda no right field (campo direito) e tinha o objetivo de evitar que a bola se perdesse para além do diamante, recupera-la caso visse na minha área de alcance e lançar para o infield (os com demais posições dentro do diamante) para que evitassem a corrida completa eliminando dos jogadores do time que estão no ataque.

Como entusiasta de vários esportes, e o baseball é um dele, que só conhecia da TV assistindo às ligas americana da MLB (a mais rica e tradicional do mundo) e alguns outras como as da Coreia do Sul (KBO) e do Japão (NPL), além de campeonatos mundiais de seleções como World Baseball Classic (vencido duas vezes pelo Japão e uma pela Rep. Dominicana), Olimpíadas e a mais recente Copa do Mundo de Baseball feminino, essa última disputada esse ano e vencida pelo Japão, para mim foi uma ótima e gratificante experiência, praticar um esporte que sempre gostei, que possui pouco espaço no Brasil e também saber que há quem no Estado lute por sua popularização em um país que tão difícil encontrar espaço para o esporte amador seja qual for.

Você pode ler também:  Evento em Natal discutirá a legalização da maconha no Brasil
Praticando um pouco
Praticando um pouco

Segundo ainda presente no próprio site, o time já organizou quatro edições da Taça Nordeste de Beisebol, principal campeonato da região que contou com a presença de times vindos de Recife e Fortaleza, além de duas equipes formadas por jogadores norte-rio-grandenses. Também participando do campeonato nacional de baseball realizando em São Paulo.  Na região Nordeste existe times além daqui de Natal e Parnamirim existem equipes em Fortaleza (CE), Recife (PE), Petrolina (PE), Salvador (BA), Aracajú (SE).

Time Solaris
Time Solaris

Caso queira ter à mesma experiência que tive, seja já conhecer e amante ou não do baseball ou queira experimentar um novo esporte e nova experiência o telefone e e-mail para contato são: (84) 986331822, contato@natalsolaris.net.br ou https://www.facebook.com/natalsolaris/.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...