Página denuncia o descaso dos hospitais públicos do RN

Página denuncia o descaso dos hospitais públicos do RN

Compartilhe:

O Corredômetro é uma página criada pelo Facebook, no qual as pessoas registram o andamento dos hospitais públicos do Rio Grande do Norte, principalmente quando há superlotação nesses lugares. A ideia veio dos integrantes do Sindicato dos Servidores de Saúde (Sindsaúde), composto por auxiliares de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, e existe desde junho do ano passado.

“Vem sendo uma base para divulgar a atual situação da saúde pública no Rio Grande do Norte. As cenas de pacientes jogados nos corredores, com atendimento precário, aguardando um leito e muitas vezes precisando comprar medicamentos se repete a cada contagem”, disse a página.

Nesta segunda-feira (18), eles denunciaram a superlotação do Walfredo Gurgel, além de 17 ambulâncias retidas, visto que as macas estavam sendo utilizadas como leito.

Geralmente, as postagens acontecem uma vez por dia. A intenção é mostrar a verdade sobre a situação da saúde pública do RN.  Além disso, eles compartilham matérias da imprensa local que denunciem as condições de alguns hospitais da cidade.

Já a contagem de quantos pacientes estão dentro do corredor dos hospitais acontece uma vez por semana e eles divulgam sobre os principais hospitais estaduais: Dioclécio Marques (Parnamirim), Walfredo Gurgel (Natal), Santa Catarina (Natal) e Tarcísio Maia (Mossoró). Na semana passada, por exemplo, eles registraram este valor de pessoas esperando nos corredores:

Sim, eles fazem um comparativo para saber quais as unidades tiveram a diminuição da quantidade de pacientes ou não. A intenção é que os valores não sejam maquiados.

O Corredômetro também conta com a participação pública, visto que eles recebem bastante mensagens de pessoas que presenciam o casos nessas unidades hospitalares. São várias postagens de pessoas que visitam as páginas dizendo que estava acompanhada de um parente e presenciou uma situação desumana.

Você pode ler também:  Artigo: Níver do Brechando e a esperança de fazer um novo jornalismo

Além disso, a página denuncia outros problemas que acontecem dentro dos hospitais. Recentemente foi publicado um vídeo alertando que foi encontrado escorpiões dentro de salas que exigem o máximo de higiene.

Para ter acesso a página é só clicar neste link.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí