Que prédio natalense é nesta foto?

Que prédio natalense é nesta foto?

Compartilhe:

O nome está um pouco apagado, mas esse prédio era onde funcionava o colégio Dinâmico, também conhecido por oferecer aulas de cursinhos para aqueles que estavam tentando passar no vestibular. Há mais de 14 anos, a escola faliu e existe uma nostalgia muito grande dos natalenses por aquele lugar, principalmente aquelas pessoas que foram crianças e/ou adolescente nos anos 90. A instituição ficava no bairro de Cidade Alta, próximo da Avenida Deodoro da Fonseca.

Antes, o colégio era chamado Ginásio São Luiz, cujo diretor era o Padre Eymar Monteiro (falecido no ano de 2006), educador tradicional e escritor, com muitos livros publicados. Para quem não sabe, o monsenhor (sim, ele virou monsenhor depois) era um grande pesquisador sobre o Rio Grande do Norte e também ajudou na criação de escolas em outros municípios potiguares. Vale lembrar que o termo Ginásio é o antigo Ensino Fundamental.  A escola foi fundada no ano de 1946.

O ex-governador Cortez Pereira colocou uma de suas filhas na escolinha do Padre Eymar, que era conhecido pela exigência. A arquitetura do prédio era modernista e bastante arrojado naquela época. O ex-deputado federal, Ney Lopes, disse que foi alfabetizado neste local.

13239150_1017982691589186_3334703653808482278_n
Colégio São Luiz

Além de São Luiz, Natal tinha mais 13 escolas privadas, que eram o Colégio Imaculada da Conceição, Nossa Senhora das Neves, Santo Antônio (atual Marista), Escola Doméstica, Escola Industrial, Escola Normal, Escola Técnica de Comércio Alberto Maranhão, Escola Técnica de Comércio de Natal, Escola Técnica Visconde de Cairu, Ginásio 7 de Setembro, Instituto de Educação do Rio Grande do Norte, Seminário e Instituto Batista Bereiano e Seminário Menor de São Pedro.

Na década de 80, o Ginásio São Luiz fechou as portas e o Colégio Dinâmico se transformou. O prédio foi reformado e mantinha salas desde a Educação Infantil indo ao Pré-vestibular e cursinho preparativo para o vestibular. Era bastante famoso na década de 90 e muitos jovens natalenses já foram alunos.

Você pode ler também:  Cinemas antigos de Mossoró

Por falar em cursinhos, alguns professores populares, como Coquinho, ensinaram naquela instituição de ensino. Hoje, a escola não existe mais e agora é apenas um terreno em volta, conforme esta foto a seguir:

Hoje, o que era o colégio virou um terreno
Hoje, o que era o colégio virou um terreno

O colégio Dinâmico fechou suas portas em 2002, sendo um dos primeiras instituições tradicionais do centro de Natal a serem fechadas. No ano de 2012, o Colégio Imaculada da Conceição, o primeiro colégio particular de Natal, também encerrou as suas atividades.

Em 2011, um grupo de ex-alunos chegaram a visita as ruínas do que já foi o colégio para se despedir de sua estrutura antes de sua demolição. A intenção era transformar em um edifício residencial.  O vídeo pode ser conferido a seguir:

Tags

Commente aqui

10 respostas para “Que prédio natalense é nesta foto?”

  1. Estudei no Colégio Dinâmico nos anos de 2001 e 2002 (5ª e 6ª séries do ensino fundamental), eu teria continuado se infelizmente não tivesse fechado.. Foi a melhor fase escolar da minha vida. Não sei o que tinha nessa escola, mas era algo muito muito especial que somente quem estudou lá entende. Eu amava tanto, que dizia para a minha mãe que quando eu me tornasse adulta, compraria, reformaria e reabriria o colégio novamente… infelizmente não tenho condições, mas se tivesse ainda o faria com todo meu amor pela educação e pelas memórias extraordinárias que não somente eu, mas muitos tiveram nesse Colégio!

  2. Rinaldo Feijó

    Estudei de 1977 a 1981, conclui. Vários professores maravilhosos, Trajano, Alcyr, Amir Trajano dentre outros também especiais. Colegas estupendos, Reger, Aldir Doudement e várias meninas estudiosas. Já começaram a acabar quando mexeram na fachada tradicional ao mudarem para o Dinâmico.

  3. Ademilson Fagundes

    Eu e meu irmão gêmeo Ademilson e Alexandre estudamos no Colégio Dinâmico nos anos 90.
    Muitas lembranças boas desta época dos amigos e de Natal

  4. André Vitorio

    Morei 5 anos no RN e em 1988 e 1990 estudei no Colégio Dinãmico. Tenho muitas saudades, tanto da escola quanto de Natal.

  5. Fiquei muito feliz em encontrar esse blog e poder resgatar alguns momentos de minha infância. Fui aluna do Ginásio São Luiz, onde fui alfabetizada. Cursei o jardim da infância e o ensino primário, na década de 50. Hoje corresponde a educação infantil e ao ensino fundamental, anos iniciais, Depois fui fazer o curso Ginasial no Atheneu e conclui o curso técnico na Escola Técnica de Comércio de Natal e também fiz o curso de Pedagogia na UFRN, Atualmente resido em Brasília, Um grande abraço a Ariana por essa oportunidade de resgatar minha trajetória escolar e a todos e todas que ali iniciaram sua formação. Grata, Luzia Costa de Sousa.

  6. Claudete Andrade

    CLAUDETE ANDRADE

    Estudei no Colégio São Luís que ficava em Cidade Alta em Natal – RN nos anos de 1980 a 1984 da 7a. série ao 3o. ano do segundo grau, depois de morar em outros estados voltei amorar em Natal na nossa linda cidade e gostaria de encontrar os colegas dessa época, , tenho contato com alguns, mas gostaria de possível encontrar os outros.

  7. Aldenice da Anunciação Ribeiro

    Eu Aldenice Ribeiro ,gostaria muito de encontrar amigas que estudaram no ginásio são Luiz em 1974 e 1975. Sinto saudades daquela época, hoje moro no RJ. Lembro do primeiro nome de duas amigas. Francisca Francinete e Geni.

  8. Eu Isabel Cristina estudei no período, de 1971 a 1973 já encontrei uns amigos gostaria de encontrar mais. na época Levi Dutra, Janio Costa Marcos Antonio esse eu encontrei. se souberem de alguém desse ano entre emcontato

    1. Pedro Moreira

      Existe um Grupo de Whatsapp com 112 ex alunos. Janio Costa, Josemar e outros estão no Grupo.
      Meu numero é 084 988180007

  9. Tambem estudei no Ginasio Sao Luiz do ano 1978 ate 1981 (6. Serie ate o 1. Ano do 2. Grau) quando fui para a ETFRN para fazer o curso de eletrotecnica. Foi um tempo maravilho que tive na minha vida. Eu estudava pela manhan e a tarde levava as minhas irmas mais novas para o colegio. Entao ficava a tarde toda no colegio jogando futebol de salao ou jogando futebal com tapinha de garrafas no patio ao lado do ginasio de esportes.
    Cynthia (seu Sinval) o seu pai foi meu professor naquela epoca.
    apos ter conclido o meu curso na ETFRN fui trabalhar na Bahia. Hoje moro na Alemanha ja a 24 anos.
    O Ginasio (colegio) Sao Luiz fez parte da minha vida.
    um abraco para todos que estudaram la. E especialmente para os alunos do periodo de 1978 ate 1981

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí