Qual era este shopping na foto?

Sem categoria
Compartilhe:

Esta foto mostra uma fábrica que hoje funciona o Shopping Via Direta, no conjunto Mirassol, zona Sul da capital potiguar. Até o fim da década de 1990 era onde funcionava a fábrica Soriedem, que era voltado para o produto têxtil. Por isso que o prédio do shopping parece com uma fábrica abandonada.  O local tinha uma unidade em Natal e no Jardim do Seridó.

O nome Soriedem é o contrário de Medeiros (povo do Rio Grande do Norte sempre criativo), que é a família proprietária da unidade fabril.

A empresa foi fundada em 1936 e chegou a entrar na lista das 12 empresas que mais recolhiam Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICM) no Rio Grande do Norte. A fábrica foi fundada pelo coronel João Medeiros e por isso que o nome de uma das ruas de Mirassol recebe esta homenagem.

destaque_501bd63c0a79f

O coronel constituiu a firma Medeiros e Cia com máquinas usadas, compradas a usina Anderson Clayton, instalando em dezembro, daquele ano, a Usina Seridó para beneficiamento do algodão. Em 1940 o “Coronel João Medeiros” comprou a fazendo Tabajara, em Macaíba e aumentou o volume de negócios no comércio e na exportação de algodão.

Soriedem no Jardim do Seridó (Foto: Miqueias Capuxú)
Soriedem no Jardim do Seridó (Foto: Miqueias Capuxú)

Sempre guiado pelo instinto de comerciante foi dos primeiros a acreditar na exploração mineral no estado, investindo na exploração da scheelita chegando a ser sócio da Mineração Seridó, adquiriu novos maquinários para beneficiamento do caroço de algodão fabricando óleo comestível, lançando no mercado as marcas Algol e Mavioso, seguindo-se dois tipos de margarinas, Emoções e Paladar.

Em 1967 abriu em Natal as confecções Soriedem S/A, que funcionou até 1994. No local, na capital potiguar, onde funcionava a Soriedem está instalado hoje o Shopping “Via Direta”, também de propriedades dos filhos de João Medeiros. Ele morreu em Natal em 1971, aos 83 anos de idade, vítima de infarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.