O que foi este prédio no meio da Avenida Salgado Filho?

O que foi este prédio no meio da Avenida Salgado Filho?

Compartilhe:

Este prédio funcionou por muitos anos a fábrica Simas, que elabora as balas da Sam’s. Mesmo não estando mais lá, o local ainda serve como ponto de referência dos natalenses que tentam deslocar na Avenida Salgado Filho, que fica em frente a Casa da Indústria. Um dos destaques é o mural pintado na entrada do prédio, feito pelo artista potiguar Aécio Emerenciano. A unidade fabril foi instalada no local em 1968, quando a indústria duplicou a sua produção e mudou do bairro da Ribeira para um local maior.

Alguns moradores mais antigos diziam que o cheiro de doces e de outras guloseimas era bastante forte. Fazendo com que muitos natalenses ficassem salivando pelos pirulitos, balas e chicletes que eram produzidos.

Naquela região era bastante comum ter indústrias, pois ficava numa área bastante isolada da cidade.

Fábrica na década de 60
Fábrica na década de 60 (Foto: Natal Como Te Amo/Facebook)

A área tem mais de 14 mil metros quadrados e a transferência da fábrica fez com que a companhia virasse uma sociedade anônima.  A história da Simas Industrial de Alimentos começou em 1946. Quando os irmãos Orlando Gadelha Simas e José Gadelha Simas compraram a fábrica de balas São João, em Natal, fizeram algumas adaptações e iniciaram a produção artesanal de balas e caramelos.  Orlando faleceu aos 91 anos de idade, no dia 7 de outubro de 2007.  Na década de 1950 a indústria passou a ser mecanizada, o que permitiu a produção em larga escala e o crescimento da empresa.

Com a expansão de Natal e o local nas redondezas se transformasse em área residencial, levantando diversos questionamentos sobre a poluição, a fábrica teve que ser transferida para o Distrito de Macaíba em 2002, onde funciona até hoje. O espaço é o dobro da unidade fabril na capital potiguar.

Mesmo com a fábrica fechada, a loja que vendia os produtos funcionou durante muito tempo até ser fechada completamente em meados dos anos 2000.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí