10 coisas legais da Cientec 2015 para conhecer

Compartilhe:

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acontece anualmente, sempre no segundo semestre do ano e na praça cívica do campus universitário. Reúne o melhor dos projetos das instituições públicas e privadas. É o momento que a UFRN apresenta seus projetos acadêmicos e culturais para a comunidade e é onde reúne todas as áreas em um mesmo lugar.

O evento acontece desde terça-feira (20) e está finalizando as suas atividades nesta sexta-feira (23). O Brechando listou 10 projetos bacanas para ver lá. Corre que ainda tem:

1) Fotec

A Fotec é um projeto de extensão que funciona como uma agência de notícias e faz a cobertura dos principais acontecimentos. Desenvolvido pelo professor Itamar Nobre, o projeto já existe desde meados dos anos 2000 e é um dos projetos mais antigos desenvolvidos pelo curso de Comunicação Social.

“Sempre foi dinâmica. Por mais que possa acontecer qualquer situação que possa desanimar, a meninada tem uma energia que estimula os trabalhos a serem mais desenvolvidos. Neste ano, o grupo de alunos é de gente muito nova. Nesse ano, nós reduzimos um pouco a equipe para fazer com que as atividades sejam melhores desenvolvidas”, comentou o professor, que prefere elaborar matérias com grande qualidade.

O projeto desenvolve atividades de assessoria de comunicação, reportagem, fotodocumentarismo, vídeos e dentre outras coisas. O estudante de jornalismo Francisco Rocha, do 10º período, comenta um pouco a experiência de trabalhar na equipe. “Estou há quatro anos e cada ano é uma evolução. Quanto você mais avança na faculdade, mais experiências tem para compartilhar com os outros alunos. Todo ano que participo é um aprendizado”, afirmou.

Quer saber um pouco mais da Cientec? Acesse fotec.ufrn.br.


2) Rádio Jamboo

Desenvolvido pelo professor Hélcio Pacheco, o projeto é uma Web rádio destinada ao entretenimento e à informação da população potiguar e demais internautas que desejem se aventurar conosco. Durante a Cientec, o projeto faz uma programação exclusiva para o evento nas áreas voltadas para o jornalismo, entretenimento, promoções e muita música para animar os visitantes.

Inicialmente, o projeto se chamava Rádio Experimental (REC), depois passou a ser chamada de Sonora e, finalmente, a Jamboo. A rádio que fica do lado do palco do anfiteatro funciona como uma grande redação de uma emissora de rádio.  Quer saber mais sobre o projeto? Acesse a fanpage.

Você pode ler também:  Esculturas peculiares existentes em Natal

“Eu sempre gostei do projeto, pois fornece a experiência de como funciona o mercado de trabalho, a correria de uma redação, rádio e assessoria. Ao mesmo tempo oferece algo que não é comum de acontecer nos locais aonde trabalhamos”, comentou Juliana Garcez, estudante de jornalismo.

3) Enfrentamento de Timidez

cientec2015 (7)

É um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFRN que ajuda no tratamento de pessoas que possuem fobia social, que muitas vezes é confundido com timidez. De acordo com o estudante Davi Andrade, a ideia é desenvolver diversas atividades interativas para que esta “timidez” seja combatida e que as pessoas tenham um melhor convívio social.

“Existe a timidez que é natural. Mas algumas pessoas sofrem para falar com alguém, ir aos lugares públicos, paquerar e conhecer novas pessoas e isto gera uma grande ansiedade. A terapia é baseada a partir de experiências em grupo e funciona em 12 sessões semanais”, disse.

4) Museu de Ciências Morfológicas

cientec2015 (9)

O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) surgiu como resultado de um projeto institucional de revitalização dos museus do Centro de Biociências da UFRN. Dentro da Cientec, os alunos e professores do curso de Ciências Biológicas mostram um pouco do que tem dentro do museu. Você vai ver diversos órgãos do corpo humano, como cérebro, estômago, útero e dentre outras coisas. 

5) Parte Cultural

A parte cultural da Cientec é uma das partes mais apreciadas pelos visitantes. O gramado tem atividades de slackline, tem o palco do anfiteatro com apresentação de diversas bandas e algumas manifestações artísticas dentro do Departamento de Artes (Dearte) e na Escola de Música. Quer saber a programação desta sexta-feira da Cientec Cultural? Acesse este link.


6) Escolas Particulares

cientec2015 (11)

No Pavilhão Integração, algumas escolas privadas de Natal e Região Metropolitana estão reunidas em diversos estandes para mostrar os trabalhos desenvolvidos por alunos, além de algumas apresentações.

Você pode ler também:  Skatistas ainda utilizam a Praça de André de Albuquerque

7) Roboeduc

cientec2015 (12)
Também dentro do Pavilhão da Integração está o estande da Roboeduc, que foi desenvolvida em 2008 na UFRN. O objetivo é estimular crianças e jovens na educação tecnológica, possibilitando que possam formular e resolver problemas a partir de programação e desenvolvimento de robôs. O espaço mostra um pouco do trabalho desenvolvido pela equipe.

8) Car-Kará

cientec2015 (13)
O carro “Car-Kará” (trocadilho com a palavra car, carro em inglês, e o pássaro carcará) é um modelo desenvolvido anualmente pelos alunos de Engenharia Mecânica.  A equipe Car-kará é formada por estudantes da graduação e pós-graduação. O projeto Aerodesign teve início em 1999, fazendo a UFRN uma pioneira na região Norte-Nordeste.  Hoje é reconhecido nacional e internacionalmente, já competiram diversas vezes na Competição Nacional da Sociedade de Engenharia e Mobilidade (SAE).  Fica no pavilhão 2.

9) Fazendinha

Na entrada da Cientec, um caminho vai conduzir à tradicional Fazendinha, desenvolvida pelos alunos da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), no município de Macaíba, região Metropolitana de Natal.  Neste local, os estudantes realizam exposições de animais, como bezerros, cabras, camarões, e dos processos de criação e manejo de uma fazenda.  Eles ainda mostram as técnicas que aprenderam durante os cursos existentes dentro da instituição de ensino.

10) Vila 

A Vila fica na parte de trás da Cientec, próximo da capela do campus universitário, a vila, que mostra uma representação das coisas existentes do interior do Rio Grande do Norte. É neste lugar que encontra artesanato potiguar, praça de alimentação (tem Food Truck nesse ano), apresentação ao vivo de artistas potiguares e dentre outras coisas.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí