Temos castelos no Rio Grande do Norte

Compartilhe:

O interior do Rio Grande do Norte é conhecido por alguns de seus pontos turísticos peculiares. Tem a estátua de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz, as serras para fazer aventuras radicais ou escalar o famoso Pico do Cabugi. Entretanto, nós temos alguns castelos incríveis com arquitetura que não deixa os monumentos europeus para trás.

Aqui mostraremos alguns castelos existentes no interior do estado.

Castelo Zé dos Montes

castelo-de-ze-dos-montes

Fica na Serra do Tapuia, distrito de Sítio Novo. O enorme monumento foi construído em 1984 pelo peregrino Zé dos Montes que teve uma visão de Nossa Senhora e construiu um castelo como homenagem à mãe de Cristo. Montes também construiu castelos na Paraíba e uma casa no bairro das Quintas bem chamativa é de sua propriedade. É considerado um cartão postal do Município. Construção foi feita de pedra e cal e demorou 20 anos para ficar pronto.

Castelo de Engady

filename-castelo-engady

No meio das pedras existe um castelo em Caicó, que foi construído no início da década de 70 pelo monsenhor Antenor Salvino de Araújo. A intenção era para ser um local de oração, estudos e recolhimento. O nome é uma referência à uma passagem bíblica e demorou 11 meses para ficar pronto.

Construído em arquitetura próxima ao estilo mouro-medieval, em uma área de 51 mil metros quadrados; o castelo foi construído sobre um lajeiro, ou rochedo, tendo sua estrutura composta de pátios, terraços, peitoris, balcões, guaritas, torres, pontes, escadas, batentes, poços, tanques, fortificações, ameias, salas, dormitórios, capela, dependências de serviços domésticos, vigias, muralhas e portões.

Sua decoração é composta por quadros de representação clássica com emblemas, estandartes, espadas, lanças, carrancas, correntões, peças bíblicas e religiosas, objetos de boiadeiros e vestígios da vida bucólica.

Você pode ler também:  Temos um doce típico feito com sangue de porco

Além disso, o mobiliário foi adquirido nas fazendas, propriedades e sítios da região, no qual contém arcas, velhos armários, baús, bancos, oratórios, pilões, rústicas camas, cadeiras, tripeças e largadas peças de engenho, de casas de farinha e de vapores de algodão. Atualmente o mesmo se encontra abandonado após passar ser administrado pela Fundação José Augusto, com a intenção de transformá-lo em museu.

Castelo de Bivar

castelo

O Castelo Di Bivar fica em Carnaúba dos Dantas e se encontra no alto das margens da RN-288. O local é uma homenagem ao filme El Cid, começou a ser construído em 1984 e até hoje não está pronto. As suas dependências serviram como cenário para o filme O Homem que Desafiou o Diabo, de 2007.

Castelo de Felipe Guerra

1901458083_a7095722f4

Está localizado no município de mesmo nome. Fica no topo da ladeira da Avenida Mira Selva e é conhecido pela bela vista de suas varandas e paisagem. Consegue ver a floresta de Carnaúbas e as grandes serras. Se encontra no caminho do bairro de Cidade Baixa, que foi o primeiro núcleo urbano da cidade. Também é conhecido pelo nome de Castelo de Dona Ritinha, por causa da proprietária ser uma professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí